Protesto no aeroporto de Foz do Iguaçu |
Sob denúncia de altos salários, atuais membros da fundação, que administra o Hospital Municipal da cidade serão substituídos por profissionais da ilha do Caribe.
O anúncio foi feito pelo prefeito Reni Pereira esta semana, e neste sábado, os médicos desembarcaram em Foz do Iguaçu. Eles irão gerir a Fundação por tempo indeterminado.
Com a medida, a prefeitura de Foz espera economizar mais de um milhão de reais por ano. O valor do salário irá obedecer a tabela do programa Mais Médicos, do governo federal "O pagamento dos profissionais será feito pelo Ministério da Saúde de Cuba", informou o prefeito.
A vinda dos médicos foi articulada pelo vereador Nilton Bobato - PCdoB, autor da denúncia dos altos salários. "Em Cuba, os médicos gestores se previnem de abusos na administração dos recursos públicos porque a educação nessa área também é preventiva", declarou o vereador comunista.
A chegada dos cubanos gerou protestos. No aeroporto, um grupo de médicos organizou uma vaia no desembarque dos amigos de profissão. "Escravo comunista!" - gritava indignada uma médica, ex-gestora da fundação.
No hay comentarios:
Publicar un comentario